Fala criativa em

O solo é a pele da nossa mãe-terra

O solo não é um “recurso natural não renovável”. Quem foi que disse isso? Ele nem é recurso, nem é não-renovável. O nosso Planeta, como sabem, é redondo. Em seu interior, ele é uma lava incandescente, que às vezes sai pela boca de algum vulcão. A casca externa do Planeta é sólida e se chama Litosfera. Sua espessura varia de 5 a 100Km.

A pele que cobre a Litosfera é chamada de SOLO, e tem apenas alguns centímetros de espessura; em alguns casos tem de 5 a 10 metros. Mas é nessa camada que tudo acontece! É por causa dela que estamos vivos. É nela que semeamos as plantas que irão nos alimentar e alimentar os animais também.

O SOLO é muito mais que “um recurso”; é um sistema vivo. Assim como os oceanos, ela é a morada de inúmeros seres vivos. Dentro dele vivem milhões de espécies de microrganismos, algas, minhocas, insetos e as raízes das plantas. Ele tem as rochas já moídas pelo tempo, tem ar, água da chuva e a matéria orgânica deixada pelos animais (esterco) e pelos vegetais (folhas e raízes mortas).

Portanto, tudo o que a gente come vem do solo. Os vegetais, como arroz, feijão, milho, alface, tomate, açaí, coco, laranja, banana. Os animais dos quais comemos a carne, como o frango, o porco e o boi, se alimentam de capim e milho, que também vêm da terra, que é chamado de SOLO.

Quando a gente deixa o solo exposto ao sol e à chuva, ele fica fraco, as plantas não crescem mais nele, acaba virando um deserto, só areia. Quando a gente revolve o solo com um arado ou uma grade, ele fica solto e vai embora, arrastado pela enxurrada, formando sulcos no chão, que chamamos de erosão. Quando a gente aplica muito agrotóxico ou pesticida no SOLO, a gente mata a vida que existe dentro dele. Então o solo vai ficando fraco também.

Mas…. e como podemos proteger o solo, para que sempre possamos colher alimentos saudáveis? Primeiro, devemos sempre deixá-lo coberto com vegetais ou com a palha deles. Devemos evitar compactá-lo e evitar ao máximo o uso dos agrotóxicos ou pesticidas. O solo precisa ser tratado com carinho e respeito, pois é ele quem nos alimenta. Toda a energia que temos para gastar nesse Planeta, vem do sol. E as plantas são os seres que conseguem, através da fotossíntese, captar essa energia e transferir para nós, através dos alimentos. E as plantas precisam do SOLO para viver, entendeu?

Devemos plantar o máximo de árvores que pudermos, pois elas fazem sombra e deixam a temperatura mais agradável, para nós e para o solo.

Antônio Teixeira