Fala criativa em

Consciência ambiental muda vidas e planeta

Consciência ambiental. Muitos de nós ouvimos com frequência essa dupla de palavras, não? Mas será que paramos para pensar realmente no significado delas? O que é ser consciente? Para mim, é estar atento ao que acontece ao nosso redor, seja na escala micro, em nossa casa, bairro, escola, trabalho ou macro, no nosso estado, país ou planeta. Ampliar essa consciência para as mudanças que têm acontecido com nosso planeta e estar atento ao que a Terra manifesta, isso é exercer a consciência ambiental. Mais do que estar atento ao impacto das ações antrópicas na natureza, consciência ambiental é também ação. É através dessa consciência que compreendemos que temos um papel fundamental como cidadãos no cuidado da nossa casa, o planeta Terra.

Para alguns, o despertar da consciência ambiental é natural, é lógico. Para outros, pode (e deve) ser ensinado, apresentado. Quando eu era criança, a Escola Criativa plantou várias sementinhas verdes que floresceram na minha cabeça e coração. Tínhamos diversas palestras, atividades, eventos, rodas de conversa e momentos que nos faziam pensar sobre preservação e consciência ambiental.

Lembro-me de uma palestra específica sobre o uso da água potável no mundo e a importância de cuidar desse recurso tão essencial, sem desperdícios. Comecei a prestar muita atenção em quanto tempo levava usando a água. Seja no banho, na hora de lavar a louça ou de escovar os dentes, minha consciência está sempre pensando na otimização do uso da água e em evitar desperdícios. Essa consciência já me acompanha há cerca de vinte anos e teve seu “estalo” nessa palestra, quando eu era ainda uma criança.

A consciência ambiental está no coração da Criativa, é um dos seus valores, pois é transmitida e incentivada há décadas, todos os anos, frequentemente. Projetos como: uso de materiais recicláveis, incentivo no reaproveitamento de recursos e materiais, reflexões sobre consumo consciente… tudo isso que faz parte do dia a dia da escola são as sementinhas verdes que são plantadas nos corações dos alunos. Não devemos subestimar o poder da educação ambiental e o quanto estas mensagens podem tocar uma criança, os adultos e líderes do futuro.

Hoje sou uma profissional em busca de ouvir a floresta que cresceu em mim, regada pela minha escola querida. Por isso, me especializo em gestão e transição sustentável e busco dar voz a essa consciência ambiental, adquirida através do meu trabalho e contribuição ao mundo. Este é apenas um pequeno depoimento de como a educação na Escola Criativa moldou não apenas a minha forma de ver o mundo, mas também minhas escolhas profissionais e propósito de vida.