Sobre a Criativa

Voltar ao topo Escola Criativa

“Contribuir para a formação de pessoas criativas, cooperativas e componentes, por meio de uma ação pedagógica sustentada pelos valores humanos; assegurando assim, a sua plena realização.”

Cabe aos pais, refletirem sobre 3 pontos básicos:

01. Quais os valores cultivados pela família?

02. Como é seu filho, sua filha: seu temperamento, seu modo de ser e de agir?

03. Qual é o seu conceito de educação: suas prioridades nos aspectos de formação e instrução?

Nossos princípios

01. Educação para o desenvolvimento da pessoa humana;

02. Respeito à singularidade;

03. Avaliação significativa;

04. Ludicidade e expressão como o princípio do processo educativo;

05. Prática da interdisciplinaridade;

06. Cultivo às atividades grupais;

07. Educação ecológica;

08. Resgate da cidadania;

09. Que o conhecimento construído seja um prazer;

10. O educador(a) sendo aquele que ajuda a despertar o desejo no aluno(a) pelo aprender;

11. Liberdade de expressão como fator fundamental na construção da identidade

12. O educando, autor do próprio conhecimento.

13. Diversidade de idéias e liberdade para expô-las. O que fundamenta o currículo da Escola Criativa parte da questão de qual Homem queremos formar. Nós, na Escola Criativa, queremos formar homens e mulheres inteligentes, sensíveis, e que percebam as aprendizagens, os conhecimentos construídos.

História

A Escola Criativa nasceu do desejo de constituir uma proposta pedagógica que não separasse o fazer do pensar, o pensar do sentir, o sentir do ser.

O início da proposta deu-se antes mesmo de a Criativa nascer. Do projeto de Epistemologia da Formação de Recursos Humanos, desenvolvido durante os anos 1984 e 1985, na Universidade de Uberaba, surgiu o projeto de renovação do Colégio Ricardo Misson, mantido pela Sociedade Educacional Uberabense.

Tal projeto visava a construção de uma metodologia que privilegiasse a aprendizagem (construção de conhecimento) e não o ensino (transmissão de conhecimento).

Nessa metodologia centrada no aluno, a aprendizagem acontece através da expressão lúdica, espontânea e criativa. Quando a criança se expressa, ela se emociona, se surpreende, se desconcerta e, então, começa a se interrogar, desejar, conquistar o conhecimento.

De agosto de 1986 a abril de 1988, a equipe trabalhou desenvolvendo esta proposta, mas como houve uma mudança na política educacional na entidade mantenedora do Colégio Ricardo Misson, o projeto foi interrompido.

Porém, o desejo pela concretização da proposta já havia enraizado no grupo que se uniu e buscou novas parcerias para montar a Escola Criativa de Uberaba.

A instituição iniciou suas atividades em novembro de 1988 com a finalidade de prestação de serviços na área educacional.

A Escola Criativa de Uberaba, mantida pela Sociedade de Educação e Ensino Criativa Ltda., foi inaugurada em 03 de dezembro de 1988. Sua primeira sede foi na rua Senador Pena, nº 64, centro, em uma casa de dois pavimentos com quintal cimentado e galpão ao fundo, além de um outro espaço ao lado – o “Quintal da Vida” – com terra e pomar.

Iniciou suas atividades com 64 alunos distribuídos em quatro turmas, sendo três delas de Educação Infantil e uma de primeira série do ensino fundamental.

Como a Sociedade se constituía de cinco sócias, uma assumiu a direção e as demais, as turmas acima citadas. Contratou-se uma secretária e uma funcionária para serviços gerais.

Em 1991, a Escola Criativa alugou uma casa ao lado, nº 68, pois o espaço já não comportava o número de alunos que a cada ano aumentava de acordo com a extensão gradativa das séries. O Objetivo era chegar até a 8a série, hoje 9º ano, do Ensino Fundamental.

Em 1995, a Escola mudou-se para a rua São Sebastião, nº 40, local onde permaneceu até 1997. No início de 1998, instalou-se no prédio onde funcionara a Faculdade de Filosofia Santo Tomás de Aquino, nesse período já contava com turmas até o 9º ano. Em 2003, com a construção de sua sede própria, mudou-se para a av. Dona Maria Santana Borges, 997, bairro Olinda, onde permanece.

Estrutura física

A nossa escola detém uma estrutura física apropriada para atender crianças do Ensino Infantil até 9º ano. Tudo aqui é idealizado pensando no bem estar e no ensino de nossas crianças. Escola Criativa, estamos muito além da sala de aula. Visite-nos!

Laboratório de Informática e Biblioteca

Computadores com hardware e software específicos para atender os alunos nos trabalhos escolares e local preparado para pesquisas, leituras, realização de trabalhos acadêmicos, exposições e outros. Além de um mini auditório equipado com som, televisão, DVD e data show.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Parque infantil

Espaço reservado para os momentos de diversão, onde as crianças se interagem em extrema harmonia.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Salas de aula

Salas equipadas para atender alunos do ensino infantil até 9º ano, com espaço para um jardim onde as crianças cuidam e aprendem, cultivando plantas medicinais e ornamentais.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Quadra de esportes

Quadra coberta com arquibancada, reservada para atividades de Educação Física e Recreação.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Nova área verde

Novo Espaço Verde da Escola, dotado de árvores frutíferas, campo de futebol e brinquedos.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Bolha (Espaço aberto)

Espaço reservado para realização de apresentações, exposições e recreação.

Estrutura Escola Criativa

Sala de artes

Local reservado para crianças e adolescentes deixarem a imaginação fluir.

Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa Estrutura Escola Criativa

Redescobrindo seu espaço

Conscientes da necessidade de uma segunda língua para facilitar a integração dos povos, a Criativa ampliou no currículo do Fundamental I, o inglês com 03 (três aulas) semanais e inseriu também na Educação Infantil a partir dos 05 anos. No Fundamental II, fez parceria com o Inglês Number One, para garantir o curso mais especializado.

O estudo de Filosofia está no currículo, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, porque acreditamos que proporcionar o contato com a Identidade Humana é tarefa que a escola de hoje não pode negar aos seus alunos.

Alunos da Educação Infantil ao 5º ano participam do projeto Hora do Conto. Nesses momentos, eles exercitam a criatividade o falar bem e em público.

Rádio local, coordenada pelos nossos alunos do 6° e 9° ano juntamente com as professoras de Português e Inglês e pelos alunos do 4º e 5º ano. São as línguas portuguesa e inglesa aprimorando e ampliando a comunicação em todos os aspectos.

No currículo do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, oferecemos cursos opcionais de musicalização e consciência corporal. Também, aqui, computação, bordado, vida e obra de artistas plásticos e construção com sucata.

FECIC - Festival de Cinema Criativa momento de produção, criação e integração entre escola e família. Projeto realizado pelos alunos do 6º e 7º ano, sob a coordenação da profª de Língua Portuguesa.

Em se tratando de cidadania, temos o Grêmio como órgão de participação democrática dentro da escola. Muitos são os projetos desenvolvidos pelo grêmio e é por meio deles que nossos adolescentes exercitam, constantemente, responsabilidade e cidadania.

Projeto de formação continuada de professores, um exercício de ação/reflexão/ação.

Período integral, nas quartas-feiras, para alunos do 1º ao 5º ano, com almoço na própria escola. Os alunos entram às 07h30min e voltam para casa às 18h. Eles também têm a opção de almoçar em casa. Essa carga horária maior se justifica pelo fato de trabalharmos os conteúdos por meio de vivências e recursos didáticos variados. Tudo isso demanda mais tempo e garante uma aprendizagem mais consistente.

Apoio Pedagógico gratuito para alunos do Fundamental I, com o próprio professor, em horário diferente do horário das aulas da série em curso. O Apoio Pedagógico da Criativa objetiva uma aprendizagem de qualidade para todos.

Nas turmas do Fundamental II, atividades de Português, Produção de Texto e Matemática são enviadas semanal/quinzenalmente sempre que o professor detecta alguma dificuldade a ser trabalhada individualmente

Acampamento e Acantonamento na Criativa. Uma vez por ano realizamos um evento noturno na Escola ou em uma chácara. É fantástico! Os maiores acampam no espaço externo e os menores dormem nas salas de aula ou quartos juntamente com professores. À noite, realizamos eventos de música, desfile das bruxas, contação de histórias... comemos juntos... Alunos e professores se integram com alegria.

Temos o Projeto GAS- Grupo de Adolescentes Solidários, para alunos de 6º ao 9º ano, com ações humanitárias

Jornal "Fala Criativa": um projeto jornalístico e ortográfico do 5° ano, estudo e pesquisa que proporcionam o bem pensar e o bem fazer

Centro de Pesquisa, com monitor, para o período das aulas e auxílio a pesquisas.

Monitoramento no horário do parque.

Máximo de 25 alunos por turma no Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Seguro escolar com a seguradora Met Life Seguros.

Café Filopoético – momentos de diálogo entre pais e filhos acerca de temas relacionados ao contexto dos adolescentes.

Toda sala de aula tem seu Quintal da Vida, espaço de terra destinado ao desenvolvimento de atividade lúdico-criativas e de estudos e pesquisas ligados aos mais diversos temas, de Ciências às Artes. TODAS AS SALAS CLIMATIZADAS.

O Projeto Momento Brasil investe na ampliação do espírito de brasilidade dos alunos.

Trabalho Acadêmico – desenvolve nos alunos do 8º e 9º ano, uma postura diferenciada, tanto na elaboração como na apresentação da pesquisa efetuada.

A Arte na Escola Criativa, permeia todos os conteúdos, sendo também uma das formas de avaliação. No Fundamental II temos a Dança, no 9º ano; o teatro no 8º ano, artes visuais no 6º ano e música no 7º ano.

Com a música, na Educação Infantil, trabalhamos a concentração, a disciplina, o respeito ao colega. Esse trabalho faz parte do Projeto Coral Cantoria, e culmina uma apresentação no final do ano.

Clube de leitura “Sandra Godoy” – espaço dedicado à motivação do ato de ler.

Promoção de debates interclasses. Prática interdisciplinar em que a argumentação ocupa lugar importante em situações e temas diversos.

Interação entre pais, alunos e professores – atividades culturais promovidas com a participação de todos. Entrevistas, produções textuais, enquetes, trocas de experiência, concursos.