O encontro de professores do dia 21 de agosto teve um gosto especial: nos reencontramos, presencialmente, após um longo tempo com reuniões online. Depois de uma breve troca de olhares e sorrisos esperançosos, conhecemos um pouco da pesquisa de mestrado da Profa. do 2º ano, Flávia Alvarenga Estevan, com o “ Música, lateralidade e aprendizagem” que corroborou ainda mais com os Princípios da Escola Criativa, mostrando-nos que estamos no caminho certo. Após reflexões, finalizamos o encontro com uma oficina de bordado em papel kraft: “Um ponto de cada vez”. Para além da arte, fizemos uma analogia com o momento em que estamos vivendo, no qual os professores precisam se reinventar o tempo todo, dando um passo de cada vez e todos juntos se ajudando. Para encerrar, registramos o encontro com texto coletivo.

Profa. Sirlene de Castro Oliveira  

Um ponto de cada vez

Ser pequeno é ser grande, É o desejo mais profundo que temos dentro de nós. Levamos sabedoria através das nossas vivências E construímos juntos um jeito novo de viver.
Aprender mais a cada dia, aprendendo a ser criança. Assim, nosso pulso ainda pulsa Em nossas veias a energia da vida. Transformando e abrindo leques para novas mudanças. Transformações que resgatam valores. Valores que são importantes para os nossos passos. Com um ponto de cada vez Tornamo-nos pessoas melhores E a cada dia aprendendo mais, Seguindo novos caminhos que criam travessias. Tão necessárias para o nosso crescimento. Que é sempre bem-vindo e muda o nosso olhar em algum ponto, De ponto em ponto nos aproximamos E tivemos uma manhã repleta de aprendizados Que são sempre bem-vindos Para a construção de novos saberes Que são lazeres, prazeres e afazeres, Emoção em dedicar nosso tempo à Educação Que deve abrir possibilidades de transformação, um ponto por vez. Numa constante, ponto por ponto, passo a passo, Atingiremos os nossos objetivos, Realizaremos nossos sonhos. (Texto coletivo ao final do encontro de formação do dia 21/08/2021 – Coordenações e Professores: Educação Infantil, Fundamental I e II – Escola Criativa- Uberaba MG.)