Um momento especial de interação e troca de conhecimentos entre a comunidade escolar. Com o intuito de reforçar a importância da família no seio na comunidade escolar, esse evento tem como objetivo aproximar as famílias e os profissionais da Escola Criativa estimulando a criatividade, as habilidades e as competências dos alunos. As Oficinas on-line/interativa Criativa utilizando-se de ideias lúdico-educativas vem desafiar a curiosidade e estimular a interação de forma leve e extrovertida, fazendo deste momento uma celebração da importância da família na escola e no processo educativo. Este evento só vem reforçar o fortalecimento do vínculo família/escola e reflete as práticas educativas desenvolvidas diariamente pela Equipe da Criativa .

Oficinas on-line Criativa

 LETTERING
Oficineiro (a): Prof.ª Lucilla
Mediador (a): Prof.ª Lilia
O lettering tem como objetivo desenvolver a habilidade do desenho em letras, com uma técnica diferenciada, simples e artística. Como não recorre a padrões pré-formatados, as composições visuais possíveis podem correr soltas, o que possibilita um processo criativo de acordo com o que se quer. Ou seja, liberdade na expressão. E assim, é que nossos alunos expressaram seus sentimentos e habilidades no mundo das letras. Lembrando que esta arte auxilia no desenvolvimento da caligrafia e da escrita.

 BORDADO NO PAPELÃO
Oficineiro (a) Prof.ª Lourdes
Mediador (a): Prof.ª Sirlene
Mais do que embelezar ou ornamentar, esta arte conta histórias através das agulhas e linhas, estimula reflexões e representações. Uma linguagem artística que pode ser realizada com diversos materiais. Contar uma história, falar através dos pontos do bordar, é uma pintura com linhas, teias dos sentimentos. Que tal um belo cartão? Melhor ainda, rústico. Para isso, o papelão foi o "ponto alto", uma bela base para expressar uma mensagem bem bordada. E assim foi... Ponto-a-ponto... Uma bela e bordada manhã.

 OFICINA DE FERRAMENTAS DIGITAIS
Oficineiro/Mediador: Prof.º Patrick e Prof.º Konrado
Objetivo: Facilitar a comunicação e o acesso à informação de forma eficiente com a utilização das ferramentas digitais e seus recursos. Os desafios impostos a todos em um mundo cada vez mais tecnológico, faz com que seja urgente recuperar o sentido das interações pessoais e profissionais. As aulas on-line são exemplo disso, surgem novas necessidades e com elas algumas ansiedades. Então, que tal aprender mais sobre o assunto? E assim foi, não apenas uma oficina de capacitação, mas sim, um compartilhar de habilidades e conhecimentos. Somos gente, criativos, mas também somos TEC...

 ARTE COM FOLHAS
Oficineiro (a): Prof.ª Claudiane
Objetivo: Trabalhar e explorar movimentos de manipulação de diferentes materiais oferecidos pela natureza: galhos, folhas, sementes... Possibilita também a relação de causa e efeito: quebrar, apertar, triturar. Além de estreitar a relação com o meio ambiente. Uma arte em forma de brincadeira que pode virar um cartão, uma capa para o caderno, o que a imaginação proporcionar. Em uma proposta divertida realizada com folhas de plantas ou árvores, verdes ou secas, que podem se transformar em bichinhos, imagens da natureza, ou qualquer forma que a criatividade queira expressar. Explorar cores, texturas e o contato com a natureza. Muito bom!!

 TINTURA DE CAMISETAS “TIE” “DYE”
Oficineiro (s) (a)(s): Laís e Laura – ex-alunas da escola
Mediador(a)(s): Prof.ª Carol Sanchez e Prof.ª Miriam Souto
Objetivo: Mostrar uma técnica simples de colorir tecidos e transformar peças normais ou antigas em criações únicas e personalizadas. Olha que coisa boa!!! Fazer algo que não exige grandes regras, afinal o Tie-day é sinônimo de liberdade na criação. Amarrar, tingir, lavar, simples assim. Daí se tem uma peça linda e exclusiva. E o melhor, está sempre na moda. Um estímulo a imaginação, uma técnica divertida no ritmo do “faça você mesmo”, que agradou a garotada.

 PINTURA COM TINTA NATURAL
Oficineiro (a:) Prof.ª Melissa
Mediador (a): Prof.ª Kellen
Objetivo: Desperta a sensibilização dos alunos para utilização de materiais naturais na produção de tinta artesanal e a respeitabilidade com as questões ambientais.
A pintura certamente é uma das melhores fontes de usar a criatividade, além de ser uma das mais antigas formas de comunicação e arte. E se é para fazer arte, nada melhor que de forma natural, ou seja, usando tinta artesanal. As tintas podem ser produzidas com café, urucum, beterraba, canela, enfim uma infinidade de coisas. E o melhor, estas tintas podem ser usadas para fazer pinturas corporais também. Diversão para todos os gostos e estilos. Imagina só como foi... Arte pura!!!

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Oficineiro(a): Prof.ª Flávia
Mediador(a): Prof.ª Ana Paula, Prof.ª Patrícia Gimenes e Prof.ª Kelly
Objetivo: Despertar o prazer de ler e aproximar das práticas literárias através da técnica da contação de histórias.
Não há apenas uma forma de se contar histórias. E a proposta era mostrar que a elas podem ser lidas, cantadas, recitadas... Pois, o importante é aproximar o leitor, o ouvinte, com o que se quer contar, elevar a história ao mundo da imaginação. Como foi bom!!!... Momentos de puro encantamento.

 DESAFIOS EM FAMÍLIA
Oficineiro (a): Prof.ª Rubiana
Objetivo: Integração entre as famílias com atividades lúdicas para auxiliar no desenvolvimento e aprendizado do educando na relação social. Se contar histórias é encantar, a Educação Física é a realização do encantamento. Uma união de cultura, movimento e descobertas através de jogos, danças, lutas, brincadeiras... Corpo e Alma em um momento muito especial. Nesta oficina, a Prof.ª Rubiana conseguiu aproximar as família em disputas divertidíssimas. Teve morto-vivo; busca de objetos; disputa de palavras... E em meio a tudo isso, carinho e meditação. Uma proposta criativa de entrosamento entre professores, pais e alunos. Bom demaisssss!!!

 CULINÁRIA
Oficineiro (a): Ana Teresa Loyola – Nutricionista e ex-aluna da escola
Conheça a Ana Teresa pelo seu Instagram @anateresa_nutricionista
Mediador (a): Prof.ª Ana Lídia
Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a importância de uma boa alimentação e o prazer do comer saudável. Diz uma frase: “Cozinhar é poesia para ser degustada”. Cozinhar é um ato de amor que alimenta. Quem não adora um nugget saboroso? E um bombom de coco, de leite ninho ou de paçoquinha? Humm... A ideia dos nuggets naturais é saudável e prático, além de delicioso. Para completar uma doçura suave: bombons de coco ou paçoquinha. Imagina... Que trem bão! Foi uma delícia só, uai.

 DICAS DE ORGANIZAÇÃO
Oficineiro (a): Dona Ilza (avó dos alunos João Gabriel e Valentina)
Conheça a Dona Ilza pelo seu Instragam @organizailza
Mediador (a): Prof.ª Andréa e Prof.ª Marcela

Objetivo: Trazer mais praticidade para o dia-a-dia ao organizar ambientes, espaço e coisitas. Com tantos compromissos é muito comum realizarmos algumas tarefas de modo rápido, e por vezes, de forma não ordeira, o que torna muito mais difícil nossa existência. Então, Vó Ilza, uma incrível Personal Organizer chegou para dar dicas riquíssimas de como manter nossos cantinhos organizados e práticos. Um luxo!!! Organização torna a vida mais prática e otimiza o tempo. Não é mesmo?

Visite nosso mural virtual e curta ainda mais essa festa! https://padlet.com/escolacriativadeuberaba/7y5jyfqwfsgfbuv6

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.” Paulo Freire